sábado, 17 de novembro de 2007

City Tour mostra encantos de Sapiranga


O Morro Ferrabraz já é um convite aos visitantes que o avistam de longe, antes mesmo de chegar a Sapiranga. Imagine então conhecer as cascatas do interior, a plataforma de Vôo Livre e Paraglider do alto do morro, os canteiros de roseiras que enfeitam a Cidade das Rosas e a História dos Mucker.

Isto tudo faz parte do roteiro turístico incluso na programação da 24ª Festa das Rosas. “É um atrativo criado especialmente para a Festa das Rosas. Estudamos a possibilidade de implanta-lo a partir do ano que vem, com a venda de pacotes aos turistas”, disse o diretor de Turismo de Sapiranga, Roberto Ornes. Cerca de 60 pessoas fizeram o trajeto em oito dias de evento. A maioria dos visitantes é da região metropolitana de Porto Alegre.

A saída do microônibus da NeiTur é do Parque do Imigrante, localizado na avenida Mauá com a 20 de Setembro. Segue até a Praça de Jacobina Mauer, onde há uma estátua erguida em homenagem a líder dos Mucker – seita de colonos alemães que praticavam o curandeirismo e que foi dizimada pelas tropas do Império em 1874, depois de incessantes combates. Ao longo do percurso, os guias voluntários vão contando curiosidades do município de 80 mil habitantes.

O visitante também conhece a Praça das Nações e o Museu de Sapiranga - antiga Estação Ferroviária, construída em 1903. Ao lado está a Praça das Rosas e o seu jardim repleto de roseiras. Antigamente, o lugar abrigou o giradouro do trem, usado para que o maquinista fizesse o retorno da máquina e seus vagões no sentido Novo Hamburgo, São Leopoldo e Porto Alegre.

O roteiro prossegue até o Centro de Cultura Lucio Fleck. Ele é um dos maiores prédios culturais do Estado e conta com 500 lugares. A próxima parada é ao pé do Morro Ferrabraz, na Cruz de Jacobina, local onde teria sido morta e enterrada pelas tropas do Coronel Genuíno Sampaio, junto com os seus seguidores, os Mucker ou “curandeiros”. Também pode-se conhecer a Estátua do Coronel Genuíno Sampaio, que liderou as tropas do Império contra os Mucker. Curiosamente, o monumento foi erguido no local onde era a casa de Jacobina, incendiada por seus algozes depois do desfecho que pôs fim a seita.

Serviço
O City Tour custa R$ 5,00 por pessoa. O percurso é de 20 Km e demora cerca de 40 minutos, com paradas em pontos históricos de Sapiranga.

Um comentário:

tania Heidecke disse...

sou a Soni participei da organização do City Tour, enfim da Festa das Rosas, e é muito bom receber os turistas e mesmo os moradores de nossa cidade e poder mostrar o que temos de bom aqui, que muitos não conhecem e é claro o resultado é muito bom, os turistas que fizeram o passeio conosco, gostaram muito e prometeram voltar, então amigos de Sapiranga, vamos valorizar um pouco mais nosso municiipio,pois temos muito a oferecer a todos, em termos culturais e naturais.
Abraço
Soni