terça-feira, 20 de novembro de 2007

Festa das Rosas teve público de 100 mil pessoas

Cerca de 100 mil pessoas passaram pelo Parque do Imigrante durante a 24ª Festa das Rosas de Sapiranga, realizada de 9 a 18 de novembro. O público pode conferir apresentações de 50 bandas de diferentes estilos musicais, além de uma infinidade de atrações como danças típicas, teatro e vídeo.

Tudo isso em três palcos: o Popular, Arena de Shows e Multiculturas. Na Festa das Rosas teve também competições esportivas como campeonato de motocross e asa-delta. Nas feiras da indústria, comércio e gastronomia foram 100 expositores divididos em dois pavilhões e em duas praças de alimentação.

Segundo o coordenador geral da Festa das Rosas, Deoclécio Grippa da Silva, o evento atingiu seus objetivos, principalmente na diversidade cultural e no dinamismo, haja visto, o curto espaço de tempo para a sua organização. No ano que vem a Festa das Rosas será realizada de 7 a 16 de novembro.

domingo, 18 de novembro de 2007

Voadores recebem prêmio no Parque do Imigrante

O Morro Ferrabraz sediou mais uma etapa do Campeonato Gaúcho de Asa Delta. Com provas disputadas na quinta-feira (15/11) e no sábado (17/11), as competições ocorreram de forma paralela a 24ª Festa das Rosas.


O prefeito Nelson Spolaor entregou os troféus aos vencedores do Campeonato nesta tarde de domingo (18/11) durante o último dia da Festa, no Parque do Imigrante.


Conforme o presidente da Associação Gaúcha de Vôo Livre (AGVL), Marcelo Ferreira, o campeonato reuniu 25 competidores de toda a região. “Estava muito bom, as condições de vôo foram muito favoráveis,” ressaltou.


Na categoria Elite quem levou o 1º lugar foi César Castro, de São Leopoldo, 2º lugar: Mario André Felski, de Campo Bom e em 3º, Rafael Mello, da Capital do Vôo Livre.


Na categoria Advanced Eduardo Bujes, de Taquara, conseguiu a primeira colocação. Em 2º lugar classificou-se André Lucena, de Canela. Como terceiro colocado ficou Anderson Ceriol Munaretto, de Porto Alegre.


Último dia - o que curtir no domingo

PALCO POPULAR

14h - Banda Bandoneon - típica
16h - Grupo Tranco Gaúcho - gaúcha
19h - Banda Portal da Serra - baile
22h - Encerramento da Festa com a Banda San Marino - baile

ARENA DE SHOWS

18h – Hip Hop, Paralelo Arte de Rua
19h – Camisa 10 - pagode
20h – Moleque Atrevido - pagode
21h – Sem Sentido - pagode
22h - Brilha Samba - pagode

ESPAÇO MULTICULTURAS

14h - Mostra de vídeo
15h - Oficina de dança Melhor Idade
15h15 – Oficina de dança comunidade
15h45 – Oficina de dança estudantes
16h - Balé Folclórico Origens
16h30 – Circo Caixinha de Fósforo
17h - Escola carnavalesca Unidos de Sapiranga
17h30 – Escola carnavalesca Império das Rosas
18h - Grupo de Dança Arte e Equilíbrio
18h20 - Grupo de Dança Fundação Cultural de Canoas
19h - Show Grupo Unamérica

Acústicos e Valvulados em noite zen

É rock não fosse a energia transcendental dos Acústicos e
Valvulados invadir o palco e contagiar os 10 mil fãs na
Arena de Shows, no sábado (17), na Festa das Rosas.
A catarse coletiva tomou conta da galera que cantou junto
as clássicas ”O Dia D é Hoje”, “Remédio”,
“Milésima Canção de Amor”, entre outros hits.

O carisma de Rafael (vocal), Alexandre Móica (guitarra),
Paulo James (bateria), Diogo Lopes (baixo e teclado) e
Daniel (guitarra e baixo) começou antes mesmo do show,
atendendo a inúmeros pedidos de autógrafos e
fotos. No palco apresentaram músicas dos seis trabalhos
da banda, formada há 15 anos, com um parabéns especial
para Alexandre, que estava de aniversário.

sábado, 17 de novembro de 2007

Concerto argentino marca presença na Festa


Integrado à programação do Espaço Multiculturas, o concertista argentino Ivo Roberto Vincenzi apresentou várias composições ao violão. Iniciando com a “Rogativa de Loncomeo”, de Marcelo Berbel, da região da Patagônia, o concerto comoveu os visitantes da Festa das Rosas.


Vincenzi, que mora há 12 anos no Rio Grande do Sul, já reconhece ter algumas influências de músicos gaúchos como Renato Borghetti e Gaúcho da Fronteira. De seu país, traz consigo a inspiração dos folcloristas Eduardo Falú, Ariel Ramirez e Atahualpa Jupanqui. No repertório, muitas composições tradicionalistas argentinas e também algumas espanholas.

O Parque dentro do Parque


A tradicional roda-gigante fica visível logo à entrada do portão principal do Parque do Imigrante. Carrinhos de choque, kamikase, enterprise, barco viking e tiro ao alvo, idem. Mas nenhum dos 16 brinquedos do Parque de Diversões Natal batem o “Samba”, o preferido de crianças e adultos. De propriedade do sapiranguense Benhur Rosson, ele é uma das atrações da 24ª Festa das Rosas.

Serviços

Ingressos – R$ 3,00.

City Tour mostra encantos de Sapiranga


O Morro Ferrabraz já é um convite aos visitantes que o avistam de longe, antes mesmo de chegar a Sapiranga. Imagine então conhecer as cascatas do interior, a plataforma de Vôo Livre e Paraglider do alto do morro, os canteiros de roseiras que enfeitam a Cidade das Rosas e a História dos Mucker.

Isto tudo faz parte do roteiro turístico incluso na programação da 24ª Festa das Rosas. “É um atrativo criado especialmente para a Festa das Rosas. Estudamos a possibilidade de implanta-lo a partir do ano que vem, com a venda de pacotes aos turistas”, disse o diretor de Turismo de Sapiranga, Roberto Ornes. Cerca de 60 pessoas fizeram o trajeto em oito dias de evento. A maioria dos visitantes é da região metropolitana de Porto Alegre.

A saída do microônibus da NeiTur é do Parque do Imigrante, localizado na avenida Mauá com a 20 de Setembro. Segue até a Praça de Jacobina Mauer, onde há uma estátua erguida em homenagem a líder dos Mucker – seita de colonos alemães que praticavam o curandeirismo e que foi dizimada pelas tropas do Império em 1874, depois de incessantes combates. Ao longo do percurso, os guias voluntários vão contando curiosidades do município de 80 mil habitantes.

O visitante também conhece a Praça das Nações e o Museu de Sapiranga - antiga Estação Ferroviária, construída em 1903. Ao lado está a Praça das Rosas e o seu jardim repleto de roseiras. Antigamente, o lugar abrigou o giradouro do trem, usado para que o maquinista fizesse o retorno da máquina e seus vagões no sentido Novo Hamburgo, São Leopoldo e Porto Alegre.

O roteiro prossegue até o Centro de Cultura Lucio Fleck. Ele é um dos maiores prédios culturais do Estado e conta com 500 lugares. A próxima parada é ao pé do Morro Ferrabraz, na Cruz de Jacobina, local onde teria sido morta e enterrada pelas tropas do Coronel Genuíno Sampaio, junto com os seus seguidores, os Mucker ou “curandeiros”. Também pode-se conhecer a Estátua do Coronel Genuíno Sampaio, que liderou as tropas do Império contra os Mucker. Curiosamente, o monumento foi erguido no local onde era a casa de Jacobina, incendiada por seus algozes depois do desfecho que pôs fim a seita.

Serviço
O City Tour custa R$ 5,00 por pessoa. O percurso é de 20 Km e demora cerca de 40 minutos, com paradas em pontos históricos de Sapiranga.

Viveiros encantam público da Festa das Rosas


O grande atrativo da 24ª Festa das Rosas alegrou as cerca de 70 mil pessoas que visitaram o Parque do Imigrante em uma semana de atividades. Vários expositores de plantas e, claro, principalmente de rosas, trouxeram parte de seu viveiro para expôr na festa. A diversidade de mudas da planta símbolo de Sapiranga tem encantado os visitantes.

O Viveiro de Mudas Scherer que se localiza na RS-240, em Capela de Santana, está comemorando a grande venda de mudas de rosas. Conforme a produtora Aniva Scherer, em anos anteriores sua exposição estava baseada em plantas exóticas, o que não atraía muito o público. “Agora, com rosas, a festa está auxiliando muito na divulgação do nosso trabalho. Quem não compra suas plantas aqui, já visitou nossa sede para adquirir suas mudas”, ressaltou.

O clima também foi um fator importante para que as vendas fossem um sucesso. Outro expositor, José Ilário Heckler, do Viveiro JH, concorda com a colega de vendas. Ele está comercializando mudas de flores para jardim, como amor-perfeito, beijinhos e petúnia, além de mudas cítricas, chás e temperos. Graças à boa temperatura, a estimativa é de que cerca de 6 mil mudas sejam comercializadas até o término da 24ª Festa das Rosas.

Programação - Dia 17/11 - Sábado

PALCO POPULAR
14h - Banda Só se for Agora - típica
16h - Grupo Roger Constantino e Loko de Bom
19h - Banda Porto do Som - baile
22h – Musical Encontro - baile

ARENA DE SHOWS
19h30 – Gravidade Zen – rock gaúcho Tributo a TNT e a Cascaveletes
21h30 – Quarto Stúdio - rock
22h30 – Acústico Blue - rock
24h – Acústicos e Valvulados - rock

ESPAÇO MULTICULTURAS:
14h - Mostra de vídeo
14h30 – Espaço Hip Hop
15h - Grupo de Dança Raízes da Paz - Ivoti
15h30 - Balé Folclórico Origens
16h - Grupo de Dança Japonesa - Ivoti
16h15 - Oficina de Canto
17h - Espetáculo Teatro de Bonecos
18h - Show Concertista de viola Argentina Ivo Vicenzi
18h30 - Concerto Orquestra de Viola

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Mais de 20 mil pessoas deliram ao som de NXZero



A noite de sexta (16) ficou marcada pela comoção gerada pelo show dos paulistas da NXZero. O Parque do Imigrante recebeu uma legião de fãs. Mais de 20 mil adolescentes de várias localidades da região rumaram à Festa das Rosas para curtir a NXZero.


A banda paulistana, formada por Di Ferrero (vocal), Gee Rocha (guitarra), Fi Ricardo (guitarra), Caco Grandino (baixo) e Daniel Weksler (bateria) apresentou canções como “Razões e emoções”, “Além de mim” e “Incompleta”, entre várias outras.


O vocalista Di Ferrero distribuiu rosas e agradeceu a cidade e todo o público pela calorosa recepção. A estudante leopoldense Paola Zen Grazioli, 14 anos, estava ansiosa pela oportunidade de vê-los de perto. “Nossa, estava muito lotado. Tinha muita gente na platéia, mas valeu muito à pena", comentou emocionada.


NXZero registrou a marca de 50 mil cópias vendidas do seu álbum homônimo, lançado há um ano, e conquistou o disco de ouro. Em Sapiranga o sucesso dos garotos, que têm entre 18 e 20 anos, não deixou dúvida que o momento é mesmo deles.


Os anônimos do Parque do Imigrante

Eles estão em todos os lugares fazendo com que tudo dê certo na Festa das Rosas. Nem bem os portões de acesso do Parque do Imigrante são abertos às 11h, e eles lá estão cuidando da infra-estrutura. Os 950 voluntários atuam em diferentes setores: bilheterias, estacionamentos, coleta seletiva de lixo, apoio logístico em camarins, palcos e na manutenção, limpeza e segurança.

Boa parte recebeu treinamento para orientar os visitantes sobre localização de estandes, pavilhões e palcos, praças de alimentação e sanitários. Também sabem informar a programação do dia ou como proceder em caso de emergência. Em caso de dúvida recorrem aos coordenadores específicos de cada área. “É natural, já que o Parque se torna uma pequena cidade. Para isso é preciso ter organização a fim de que não falte nada”, diz o coordenador geral Deoclécio Grippa da Silva.

A estudante Francielli Diniz, 15 anos, trabalha diariamente das 14h30 às 18h no estande de comercialização de rosas do Parque. “Adoro trabalhar com flores. Isto foi um estímulo a minha família que voltou a cultivar rosas, depois que fiz o curso de 20 horas para trabalhar durante o evento”, revela. Estudante do magistério, Francielli pretende levar o aprendizado para dentro da sala de aula. “Foi bom porque aprendi muitas coisas que desconhecia sobre a História de Sapiranga. Também é importante porque quando perguntam algo da tua cidade, você está preparada para responder”, disse.

Programação - Dia 16/11

ESPAÇO MULTICULTURAS

14h - Mostra de Vídeo
15h - Grupo de Dança do Instituto Estadual Sapiranga
15h15 - Dança Alemã (Centro Sinodal)
15h45 - Grupo de Dança da Escola 28 de Fevereiro
16h - Oficina Centro Municipal Ayrton Senna
17h - Oficina de Música
18h - Show com Ceceu e Paulo Missioneiro

PALCO POPULAR

16h - Banda Bandoneon - Típica
18h - Banda Explosão Musical - Baile
21h - Banda Rainha Musical - Baile
24h - Banda Maria Fumaça - Batidão sertanejo

ARENA DE SHOWS

19h30 - Mandrágora - Pop Rock
20h30 - Alcaholy - Rock
21h30 - Kúria - Rock
23h - Show especial - NXZero

Últimos dias de uma festa multicultural


Quem teve a felicidade de participar da 24ª Festa das Rosas, no Parque do Imigrante, em Sapiranga, pode perceber como ainda é possível aliar integração cultural com diversão e negócios. Num parque de 8 hectares, localizado no centro da cidade, acontece uma festa que guarda as mais nostálgicas lembranças das festas de comunidades do interior. O ambiente é decorado com jardins floridos e lindas rosas naturais. Desfiles com carros alegóricos exibem, além das soberanas, crianças e adultos tipicamente trajados e, ao final do trajeto a população é brindada com uma chuva de pétalas que cai do céu. Não falta até mesmo um pastor que abençoa a todos enquanto o espetáculo se encerra.

Na Sapiranga povoada por filhos de descendentes de europeus, com forte sotaque alemão e italiano, o visitante vê famílias inteiras percorrendo os pavilhões de lona e degustando salames, queijos, lingüiça, pães e todo o tipo de fast food com base a muita carne, tudo regado a cerveja, muita cerveja. Como a festa é das rosas, não falta a bier rose, com sua cor avermelhada e levemente adocicada trazida especialmente da Noruega para agradar a diversidade dos paladares. Há também o sorvete de rosas muito artesanato tendo como referência a rainha das flores. E, para que as pessoas não esqueçam da festa, um estande, na saída, vende e ensina como cultivar a planta que é a principal decoração nos canteiros e jardins da cidade.

Em três palcos, desde a meia tarde até a madrugada do dia seguinte, revezam-se durante os nove dias da festa, mais de 40 bandas, grupos musicais e duplas de renome regional e nacional. Famílias inteiras se mudam para o Parque. Fãs curtem a alegria se acotovelando diante dos palcos para ter a melhor visão dos artistas. Tem música para todos os gostos, do hard rock, típica gaúcha e sertaneja, pagode ao gospel.

Para deixar o turista mais informado sobre a cidade, um city tour percorre os pontos turísticos da cidade. No roteiro, a visita a casas históricas e aos locais onde se travou a batalha entre os Mukers de Jacobina Maurer e as forças imperiais comandadas pelo coronel Genuíno Sampaio. Para que não faltem emoções, nos finais de semana em que acontece a festa são organizados campeonatos de esportes radicais de vôo livre - paraglider, asa delta - que partem do morro Ferrabraz e um campeonato de motocross.

Para quem busca um motivo para curtir um bom fim de semana a opção pelos três dias finais da Festa das Rosas é uma ótima opção de diversão e lazer.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Rock e sertanejo dividem a noite no Parque do Imigrante


O quinto dia de Festa das Rosas de Sapiranga uniu dois estilos de música em palcos diferentes: o rock melódico da Fresno e o sertanejo da dupla Guilherme e Santiago, na noite do feriado do dia 15. O público chegou cedo ao Parque do Imigrante para a gravação ao vivo do Jornal do Almoço e continuou à tarde com apresentações no Espaço Multiculturas, onde teve mostra de vídeo, Sarau da Sociedade Literária de Sapiranga, Cultura Hip Hop, Oficinas de artes e danças típicas alemã, espanhola e caribenha.

O Palco Popular ficou consagrado como o mais movimentado da festa neste feriado. A dupla Guilherme e Santiago congregou uma multidão de pessoas. Fãs esperavam os cantores antes mesmo do show, no Hotel das Rosas. No parque, um telão foi instalado na pista de atletismo para acomodar a comunidade que não conseguiu lugar no pavilhão. Todos puderam desfrutar do show com igual qualidade de som.

EMOCORE - Em seguida, foi a vez da galera curtir a Fresno na Arena de Shows. Com influências do gênero emocore, as composições da banda tratam basicamente de desilusões amorosas e sentimentos.

Canções como “Polo” e “Alguém tem que te fazer sorrir” levaram os fãs à loucura. Muitos efeitos luminosos e bela perfomance dos músicos no palco agradaram quem foi ver de perto os quatro músicos que, recentemente receberam o Prêmio Revelação do Ano da MTV.

Jornal do Almoço ao vivo da Festa das Rosas


O Jornal do Almoço, transmitido ao vivo do Parque do Imigrante nesta quinta (15) mobilizou a comunidade sapiranguense e da região. Centenas de pessoas foram participar das filmagens e prestigiar mais uma novidade desta 24ª edição da Festa das Rosas.


Com abertura do apresentador Lasier Martins, que falou das belezas da Cidade das Rosas, o programa abordou a economia, turismo e muitas atrações de Sapiranga. O chope e sorvete de rosas foram provados e aprovados por Lasier.


O desfile de carros alegóricos, a grande surpresa da Festa, deu um colorido especial ao Jornal do Almoço. Soberanas, grupos de danças, corais e agentes mirins de Trânsito também desfilaram.


O jornalista Paulo Brito falou dos esportes da cidade. Asas deltas, paragliders, motocicletas e bicicletas compuseram o cenário.


O encerramento ficou por conta da banda Fresno que estará animando a galera hoje à noite na Arena de Shows a partir das 22 horas.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Gre-nal de robôs na Festa das Rosas


Ele divide o tempo das aulas de robótica para crianças em Novo Hamburgo, com um projeto que desenvolve há 10 anos junto à empresa de entretenimento. O engenheiro eletrônico Hiran dos Santos diz ser o dono da “única mesa de futebol de robô do Brasil”. A mesa é semelhante ao Estrelão que diverte até hoje os jogadores de futebol de botão.

O formato é idêntico não fosse o jogo disputado entre dois “carrinhos” e, o segredo que guarda debaixo do acrílico que envolve a estrutura, indo além da rivalidade entre Grêmio e Internacional. Os dois robôs-atacantes de cor azul e vermelha funcionam graças a programação da inteligência artificial que trabalha em conformidade com os sensores, responsáveis pelos movimentos. “E o segredo é a luz ambiente” , revela Santos.

O jogo tem atraído atenção de crianças e dos curiosos adultos que tentam disfarçar, mas que não deixam de dar uma olhadinha no clássico disputado no Palco do Imigrante, próximo do Palco Multiculturas, na 24ª Festa das Rosas de Sapiranga.

Melhor Idade dá colorido à Festa das Rosas

No dia especial reservado aos grupos da 3ª Idade, nesta
quarta-feira (14),
caravanas de municípios do Vale do
Sinos e da região metropolitana chegaram bem

cedo ao Parque do Imigrante, durante a 24ª Festa
das Rosas de Sapiranga. Logo na
entrada, depois dos
portões de acesso, a parada obrigatória era os viveiros
de
mudas de roseiras, onde confabulavam sobre o colorido
das flores e trocavam
informações com os expositores.

Alguns reservaram de antemão os seus exemplares
e se deslocaram aos estandes do
comércio e da indústria,
enquanto outros divertiram-se com a apresentação das

escolas municipais no Palco Multiculturas. Alide Kuhn,
62 anos, veio de Novo
Hamburgo acompanhada da amiga
Marta de Oliveira, 73. “Estamos encantadas com as

flores”, comenta Alide. “Vim no ano passado, mas o que
me chamou atenção é a
quantidade de roseiras e a
decoração. Está tudo muito bonito”, afirma Marta.


Poderia ser coincidência não fosse pelo sobrenome.
A sapiranguense Ionor da Rosa,
70 anos, cultiva há
40 anos a flor que leva no sobrenome e que dá nome
à festa.
“O colorido de algumas delas (rosas) é diferente
das que tenho no meu jardim. Vou
escolher a mais
diferente”, revela Ionor à colega Anita da Silva.


Porém, o destino da maioria da “Melhor Idade” foi
o Palco Popular, onde dançaram
à tarde toda ao som
das bandas União, Só Se For Agora e Fenomenais.
À noite, a
Banda Passarela tocou para os que resistiram
às dez horas de baile. Amanhã, no
feriado do dia 15,
a grande atração é o show com a dupla sertaneja
Guilherme e
Santiago, às 21h. Para a galera que gosta
de rock, no Palco Arena de Shows toca
às 22h, a Fresno.

Veja o que conferir nesta quarta-feira

Dia 14/11 - Quarta - DIA DA MELHOR IDADE

PALCO POPULAR


14h - Banda União - baile
16h - Banda Só Se For Agora - típica
18h - Banda Fenomenais - baile
21h - Banda Passarela - baile
23h - Banda Star Som – baile

ARENA DE SHOWS

21h – Código de Barra – pop rock nacional
22h30 – Dose de Rock - rock
24h – Reação em Cadeia - rock

ESPAÇO MULTICULTURAS

14h - Mostra de vídeo
15h - Perfect Rhythm Dança (E.M. São Carlos)
16h - Dança Criativa (E.M. Anita L. Wingert)
16h30 - Danças Velhas Lembranças (E.M. La Salle)
17h - Grupo de dança Tarantela Napolitana (E.M. Maria Ruth Raymundo)
17h30 - CTG Desgarrados da Querência
18h - CTG Pedro Serrano

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Palco Multiculturas integra a comunidade

Com o objetivo de integrar toda a comunidade sapiranguense a Comissão Organizadora da Festa das Rosas resolveu destinar um dia do evento para a comunidade gospel, abrangendo uma diversidade de público que prestigia a 24ª Festa das Rosas.

Na tarde de terça-feira (13/11) aconteceram apresentações de danças dos grupos de convivência das igrejas locais, como o Grupo Exultai pertencente a Comunidade Evangélica do Redentor e a Comunidade Evangélica Vida Nova do bairro 7 de setembro. Também o Coral infantil e adulto da Igreja Adventista do Sétimo Dia cantou algumas canções para o público presente.

Reação em Cadeia agita o público nesta quarta

A 24ª Festa das Rosas reserva uma programação repleta de
atrações para o público que visitar o Parque do Imigrante
nesta quarta-feira (14), véspera de Feriado. O destaque é
o show da banda gaúcha de rock Reação em Cadeia.

Com os portões abertos desde as 11 da manhã, com feiras e
estandes especialmente para o público, as apresentações
nesta quarta começam a partir das 14 horas, com baile
a cargo das bandas União, Só se For Agora, Fenomenais,
Passarela e Star Som.

No espaço Multiculturas, escolas da rede municipal de
Sapiranga participarão do evento com seus grupos de dança,
e os CTGs da cidade farão apresentações de dança gaúcha
para o público presente no evento.

Com o show da banda Código de Barra, às 21 horas, a Arena
de Shows abre a noite de rock na Festa das Rosas. O grupo
sapiranguense Dose de Rock agitará o público a partir
das 22h30. Já à meia-noite, quem sobe ao palco
Arena de Shows é a banda de rock Reação em Cadeia.
O grupo de Novo Hamburgo, liderado pelo vocalista
Jonathan Corrêa, promete colocar todo mundo para cantar
junto ao som de sucessos como “Me Odeie”,
“Eu não Pertenço a Você” e “Espero”.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Guirlandas enfeitam estandes da Festa das Rosas

As guirlandas produzidas por alunos de Sapiranga estão expostas nos estandes da 24ª Festa das Rosas de Sapiranga. As 15 escolas municipais de Ensino Fundamental, três municipais de Educação Infantil e duas escolas estaduais participaram de um concurso inédito promovido pela Smed. O júri foi formado por artistas plásticos, membros da prefeitura, imprensa, CDL e comércio.


A guirlanda vencedora é da Turma 521 da 5ª Série do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira. Os alunos fizeram uma guirlanda de palha com rosas de filtro de café. Em segundo lugar ficou a Turma 812 da 8ª Série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo. O material utilizado na confecção da guirlanda inclui ferro, jornal e saco de linhagem.


Premiação – 1° lugar: dois ingressos para cada integrante da turma, mais um ingresso para o parque. A professora da turma, Lavinie Telmo, ganhou R$ 150,00 em compras na Hand Sport. A escola Dr. Décio Gomes Pereira recebeu uma coleção da enciclopédia Barsa no valor de R$ 2 mil.


2° lugar: ingresso para um dia da Festa das Rosas. A professora Raquel Backes Wasem levou R$ 100,00 em material escolar da Livraria Na Graça. A escola Maria Ruth Raymundo ganhou uma coleção da enciclopédia Barsa Infantil avaliada em R$ 1 mil.

Chope de Rosas

O grande sucesso da Festa das Rosas, o delicioso Chope de Rosas foi feito especialmente para esta 24ª edição da tradicional festa de Sapiranga. Trata-se de um produto natural, importado da Noruega.

Com coloração rosada, aroma sutil e leve sabor adocicado, seu processo de produção é artesanal. São 45 dias de fabricação e manutenção para estar pronto para consumo.

É possível encontrá-lo em três chopeiras espalhadas pelo Parque do Imigrante. Uma está localizada na Praça de Alimentação 1, na entrada do Parque. Outra próximo ao Palco Popular e uma terceira na Praça de Alimentação 2, do pavilhão.

O preço é o mesmo do chope tradicional, R$ 3,00 o copo.

domingo, 11 de novembro de 2007

Mini-fábrica de calçados produz modelo na hora

Se os visitantes da 24ª Festa das Rosas encontrarem um calçado
feminino ou infantil na estande da empresa Luca Cuca sem a
numeração ou cores desejadas, basta solicitar a fabricação
do modelo na Mini-fábrica localizada bem ao lado da exposição
dos calçados. É isso mesmo, conforme explica o gerente
comercial Selmar Simon. “Em no máximo uma hora nosso
cliente já pode retornar e buscar a sua encomenda”, salienta.

A empresária de Porto Alegre, Ada Loeci da Rosa Giacomelli,
53 anos, foi uma das clientes que optou por encomendar sua
sandália. “Escolhi este modelo pelo conforto e pela excelente
qualidade. Achei ótimo ter a possibilidade de tê-lo produzido
em pouco tempo na cor que mais gostei”, declarou. Ada veio
de Porto Alegre com a família para visitar Sapiranga.

Conforme o prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, a intenção
da Mini-fábrica durante a Festa das Rosas é mostrar para todos
os visitantes a produção dos calçados, a qualidade e conforto
dos produtos que são produzidos em Sapiranga.

Na feira, os calçados estão sendo comercializados com
50% do preço de mercado. São diversos modelos femininos,
de salto alto e rasteiras, além da linha infantil.

A psicóloga Simone Beatriz da Silva, 40 anos, aproveitou
para comprar uma sandália. “Não vim determinada a comprar,
mas, como o preço realmente está atrativo, não pude resistir”,
confessa. Simone saiu de São Leopoldo no sábado à tarde e foi
à Festa com seus filhos. Comprou uma sandália por R$ 39,00,
de modelo igual ao vendido nas lojas por R$ 79,00.

PRODUÇÃO VOLUNTÁRIA - A produção de calçados na
24ª Festa das Rosas acontece das 14h às 18h no Pavilhão de
Exposições do Parque do Imigrante. Diariamente são
produzidos cerca de 120 pares. Os calçados chegam com corte
e costura. Depois seguem para a montagem e acabamento final.
O serviço está sendo feito por uma equipe de 12 pessoas
que trabalham de forma voluntária. Um percentual da venda
total da feira será destinado ao Hospital de Sapiranga.
“É importante ter o apoio de todos em prol de uma
causa social”, enfatiza Simon.

Desfile de carros alegóricos emociona visitantes


Com abertura da Banda Marcial Dr. Décio Gomes Pereira, a primeira edição do desfile de carros alegóricos da 24ª Festa das Rosas neste sábado (10) encantou os visitantes no Parque do Imigrante. O clima colaborou e a chuva que caía mansinho deu uma trégua para a beleza do desfile que foi coordenado pela Comissão Organizadora da Festa.

Na pista de atletismo do parque, integrantes da Administração Popular, das Escolas de Samba Unidos de Sapiranga e Império das Rosas, Liga Feminina de Combate ao Câncer, JCI Sapiranga, Leo Club, Lions Clube Sapiranga, Rotary Club, Rotaraty, Lions Clube 28 de Fevereiro, Centro e Ferrabraz e alunos do Centro de Educação Dr. Décio, desfilaram cantando canções que homenageiam a Cidade das Rosas, dentre elas o Hino a Sapiranga.

O prefeito Nelson Spolaor, junto com a primeira-dama Ederlei Andreatta, veio à frente do carro decorado com arcos de rosas vermelhas, amarelas e brancas, que trazia as soberanas Mariela Moraes Kessler, a rainha, e Adriana Silva de Oliveira e Jordana Zucchi, as princesas.

Em seguida desfilou o carro composto por pessoas caracterizadas ao estilo típico alemão. Depois, foi a vez do carro da Unidos de Sapiranga, que conduziu crianças vestidas de flores. Na seqüência, um carro com enormes borboletas, flores e muitas rosas confeccionadas com palha.

Para finalizar houve uma mística com o pastor Elton Bender, que abençoou a Festa e toda a comunidade, culminando com uma chuva de pétalas de rosas que emocionou os presentes.

Na seqüência, a pista foi tomada por foliões da Unidos de Sapiranga que sambaram trazendo de volta o tom de festa ao parque.

O desfile de carros alegóricos ocorrerá sempre às 18h30, no domingo (11), sábado (17) e domingo (18).

Dança de Rua dá o ritmo no Palco Multiculturas

Ao som do hip-hop, dezenas de B'Boys da região do Vale do Sinos e Paranhama se apresentaram na tarde deste sábado (10), no Palco Multiculturas da 24ª Festa das Rosas de Sapiranga. Passos sincronizados com a batida seca da música produzida nos pratos do DJ deram o compasso para as acrobacias dos dançarinos.

Eles se enfrentaram no chamado desafio duplo, onde cada dançarino tem a oportunidade de mostrar o que sabe em duas entradas alternadas. Vence aquele que convencer pela performance o júri formado por três outros B'Boys.

“Aqui não tem vencedor nem vencido. Somos todos da política da paz. O que vale é um aprender com o outro”, declarou o MC (animador), ao público curioso que assistiu a apresentação.

Amanhã, no Palco Arena de Shows tem Banda Dublê, Vã Filosofia e Projeto P4.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Tudo pronto para a 24ª Festa das Rosas

Diversidade em todos os sentidos pode definir melhor o que será a 24ª Festa das Rosas de Sapiranga, de 9 a 18 de novembro. Se a programação passa por diferentes estilos musicais, grupos de dança, vídeos e literatura, as feiras comercial, industrial e gastronômica não fugiram a regra. Em números gerais são mais de 100 micro, pequenas e médias empresas que locaram estandes nos dois pavilhões da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

O Parque do Imigrante tem oito hectares, sendo três de mata nativa e fica no centro da cidade. Nele, uma área coberta de dois mil metros quadrados ampliada para o evento, abriga expositores, duas praças de alimentação e o Palco Multiculturas. O público poderá encontrar artesanato, floriculturas, lojas de calçados, revenda de automóveis e motos, lancherias, produtos coloniais, parque de diversões, além do tradicional chope de rosas.

Próximo ao bosque foi montado o Palco Arena de Shows, que receberá as principais atrações musicais como Wander Wildner (10/11), Banda Dublê (11/11), Tchê Barbaridade (13/11), Reação em Cadeia (14/11), Guilherme e Santiago (15/11), Fresno (15/11), NXZero (16/11) e Acústicos e Valvulados (17/11).

Do outro lado do parque, em um dos pavilhões permanentes, está o Palco Popular onde acontecem as apresentações das bandas típicas, baile, gaúcha e nativista. “Está tudo pronto para a festa. Preparamos diversas surpresas e algumas inovações como por exemplo a chuva de pétalas de rosas e uma mini-fábrica de calçados”, disse o coordenador da Comissão Organizadora da Festa das Rosas, Deoclécio Grippa da Silva.

Os portões de acesso ao Parque do Imigrante abrem às 11h. O ingresso custa R$ 3,00 até às 18h. Depois deste horário será vendido a R$ 5,00. Estes valores não valem para reingresso, ou seja, se a pessoa sair do Parque terá que pagar novamente. Crianças até sete anos estão isentas e idosos têm entrada franca no dia 14 de novembro até às 17h. No dia 12 de novembro não haverá atividades no Parque.


City Tur para desfrutar das belezas de Sapiranga

A Coordenação da 24ª Festa das Rosas, juntamente com a empresa Neitur Transportes, lança o City Tur na Festa das Rosas tendo como objetivo recepcionar os visitantes e mostrar os pontos turísticos de Sapiranga, sua cultura e belezas naturais.

O City Tur saíra do Parque do Imigrante e percorrerá aproximadamente 20km com 2 horas de duração. Iniciando pela Rua João Correa com a Rua Ipiranga e São Miguel, em seguida voltando pela João Correa até a rótula da avenida 20 de Setembro fazendo uma parada nos canteiros centrais, seguindo para fazer uma parada de 30 minutos no Museu Municipal e uma de 15 minutos na Praça das Rosas.

Continua pela 20 de setembro até a Rua Visconde de Cairú, no bairro Amaral Ribeiro, até o Travessão Ferrabraz. Logo em seguida a rua de acesso ao Vôo Livre, com uma parada no Campo de Pouso de 10 minutos, subindo aproximadamente 1km até a Pedra da Jacobina onde será feita uma parada de 10 minutos, descendo até a estátua do Coronel Genuíno Sampaio com uma parada de 20 minutos, encerrando o roteiro na Cruz da Jacobina.

Preço: R$ 5,00

Horários: às 14h, 16h e 18horas – todos os dias de festa

Responsáveis: Soni e Roberto


Serviços no Parque do Imigrante

Praças de alimentação
Praça 1 – Próximo aos Pavilhões 1 e 2;
Praça 2 – Localizada na Praça Central entre o Palco Arena de Shows e Pavilhões 1 e 2

Exposições
Pavilhão localizado à direita, ao fundo do Parque

Estandes
Localizadas no Pavilhão 2 da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo

Feira de artesanato
Localizada no Pavilhão 2

Duas arquibancadas para assistir shows
Palco Multiculturas para 250 pessoas
Palco Popular para 250 pessoas

Estacionamento
Fora do Parque, sob responsabilidade da APAE.
Contato: José Carlos Camilo - 9707.5052

Emergência – Saúde
Localizada na entrada do Parque
Contato: Marcos Cruz – 8188.9606

Banheiros químicos
São 60 ao todo, localizados atrás da arquibancada da Arena de shows
e também ao lado do Pavilhão de Expositores, perto da pista de atletismo.

Guarda-volumes
Próximo do Palco Multiculturas

Rádio Poste
ABC 900
Contato: Paulo Pereira - 9151.9864

Assessoria de Imprensa
Contato: Cátia Cylene – 9707.5089

Secretaria da Cultura
Contato: Patrícia Affonso – 8493.0483

Credenciamento
Contato: Rossana Canani – 9269.2833

Segurança
Brigada Militar localizada na entrada do Parque
Contato: Major Jonas

Guarda Municipal
Contato: José Carlos Camilo – 9707.5052

Bilheterias
São quatro postos de venda de ingressos, localizados na entrada do Parque
Contato: Fabiana – JCI - 8161.8150

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Mais de 50 shows, três palcos e dois valores de ingressos

Os mais de 50 shows da Festa das Rosas serão divididos em dois palcos diferentes: o Popular e a Arena de Shows. Além disso, um terceiro palco – chamado Espaço Multiculturas – será dedicado a apresentações de danças, esquetes e outras formas de arte.

Todos os dias de festa terão o mesmo valor de ingresso.
Até às 18 horas serão R$ 3,00, após R$ 5,00.

Os portões abrirão diariamente às 11 horas, com exceção do primeiro dia, na sexta-feira (09), que abrirão às 18 horas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Programação da Festa das Rosas

Dia 9/11 - Sexta

PALCO POPULAR

18h - Banda Só Se For Agora – típica
20h – Abertura Oficial
21h - Musical Champion - baile
24h - Banda Festerê - baile

ARENA DE SHOWS
21h – Remake - rock
22h30 – Ecosofia – rock nacional
24h – Splash – pop rock

Dia 10/11 - Sábado

PALCO POPULAR

14h - Banda Imigrante - típica
18h - Banda União - baile
20h - Banda Cidade Canção - baile
22h - Banda Toque de Mágica - baile

ARENA DE SHOWS
19h30 – Lunáticos – punk rock
21h – Verde Maduro - rock
22h30 – Folha Seca – clássicos do rock
24h – Wander Wildner - rock

ESPAÇO MULTICULTURA:
14h - Mostra de vídeo
15h - Espaço Hip Hop
16h - Cia. Triastral de Teatro
17h - Balé folclórico Origens
18h - Dança Movimento latino-americano Gente que Avanza
19h – Grupo Homens do Campo - Nativismo

Dia 11/11 - Domingo

PALCO POPULAR

14h - Banda Bandoneon - típica
16h - Tchê Moçada – gaúcha
18h - Banda Eccos - baile
22h - Cia Brasil Show - baile

ARENA DE SHOWS
19h30 – Vã Filosofia - hard rock
21h – Projeto P4 – pop rock
22h – Banda Dublê - rock

ESPAÇO MULTICULTURAS:
14h - Mostra de vídeo
14h30 - Espaço Hip Hop
15h - Circo Caixinha de Fósforo
15h30 - Balé folclórico Origens
16h30 - Grupo de dança Rita Ribeiro
17h30 - CTG Porteira Velha
18h - Show nativista Alexandre Oliveira e grupo.

Dia 12 novembro 2007 - Segunda
(Sem atividades no Parque do Imigrante)

Dia 13/11 - Terça

PALCO POPULAR

16h - Banda Imigrante - típica
19h - Grupo Forrobodó - forró
21h - Grupo Tchê Barbaridade – tchê music

ARENA DE SHOWS
18h30 – Noite de shows gospel

- Ministério Apostólico Rosa de Sarom
- Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
- Ministério Internacional Colheita
- Igreja do Evangelho Quadrangular
- Igreja Evangélica Assembléia de Deus

ESPAÇO MULTICULTURAS
Mostra de Danças:

14h - Igreja Adventista
15h - Igreja Quadrangular
16h - Igreja Luterana São Mateus
17h - Igreja Ministério da Colheita
18h - Igreja Católica

Dia 14/11 - Quarta
DIA DA MELHOR IDADE

PALCO POPULAR
14h - Banda União - baile
16h - Banda Só Se For Agora - típica
18h - Banda Fenomenais - baile
21h - Banda Passarela - baile
23h - Banda Star Som – baile

ARENA DE SHOWS
21h – Código de Barra – pop rock nacional
22h30 – Dose de Rock - rock
24h – Reação em Cadeia - rock

ESPAÇO MULTICULTURAS:

14h - Mostra de vídeo
15h - Perfect Rhythm Dança (E.M. São Carlos)
16h - Dança Criativa (E.M. Anita L. Wingert)
16h30 - Danças Velhas Lembranças (E.M. La Salle)
17h - Grupo de dança Tarantela Napolitana (E.M. Maria Ruth Raymundo)
17h30 - CTG Desgarrados da Querência
18h - CTG Pedro Serrano

Dia 15/11 - Quinta

Jornal do Almoço - ao vivo do Parque.

PALCO POPULAR
12 – Jornal do Almoço ao vivo do parque
14h - Banda Imigrante - típica
16h - Banda Locomotiva - baile
19h - Banda Flor da Serra - baile
21h - SHOW ESPECIAL com a dupla nacional Guilherme e Santiago

ARENA DE SHOWS
19h30 – Elementus - hardcore
20h30 – Sigma 7 – hard rock
22h – Fresno - rock

ESPAÇO MULTICULTURAS
14h - Mostra de vídeo
14h30 - Sarau Sociedade Literária de Sapiranga
15h - Cultura Hip Hop
15h30 - Oficina de artes
16h15 - Dança Carnavalera (C.M. Dr. Décio Gomes Pereira)
17h - Grupos de dança Deutsche Seele e Relicário Y las Mujeres
17h30 - Oficina de Canto
18h15 - Grupo de Dança da E.M Anita Lydia Wingert

Dia 16/11 - Sexta

PALCO POPULAR

16h - Banda Bandoneon - típica
18h - Banda Explosão Musical - baile
21h - Banda Rainha Musical - baile
23h – SHOW ESPECIAL com a Banda NXZero - rock
24h30 – Banda Maria Fumaça - batidão sertanejo

ARENA DE SHOWS
19h30 – Mandrágora – pop rock
20h30 – Alcaholy - rock
21h30 – Kúria – rock

ESPAÇO MULTICULTURAS:
14h - Mostra de vídeo
15h - Grupo de dança (Instituto Estadual Sapiranga)
15h15 – Dança alemã (Centro Sinodal)
15h45 - Grupo de dança (E.M. 28 de Fevereiro)
16h - Oficina Centro Municipal Ayrton Senna
17h - Oficina de Música
18h - Show com músicos Ceceu e Paulo Missioneiro

Dia 17/11 - Sábado

PALCO POPULAR

14h - Banda Só se for Agora - típica
16h - Grupo Roger Constantino e Loko de Bom
19h - Banda Porto do Som - baile
22h – Musical Encontro - baile

ARENA DE SHOWS
19h30 – Gravidade Zen – rock gaúcho Tributo a TNT e a Cascaveletes
21h30 – Quarto Stúdio - rock
22h30 – Acústico Blue - rock
24h – Acústico e Valvulados - rock

ESPAÇO MULTICULTURAS:
14h - Mostra de vídeo
14h30 – Espaço Hip Hop
15h - Grupo de dança Raízes a Paz - Ivoti
15h30 - Balé Folclórico Origens
16h - Grupo de Dança Japonesa - Ivoti
16h15 - Oficina de Canto
17h - Espetáculo Teatro de Bonecos
18h - Show Concertista de viola Argentino Ivo Vicenzi
18h30 - Concerto Orquestra de Viola

Dia 18/11 - Domingo

PALCO POPULAR

14h - Banda Bandoneon - típica
16h - Grupo Tranco Gaúcho - gaúcha
19h - Banda Portal da Serra - baile
22h - Encerramento da Festa com a Banda San Marino - baile

ARENA DE SHOWS
18h – Hip Hop, Paralelo Arte de Rua
19h – Camisa 10 - pagode
20h – Moleque Atrevido - pagode
21h – Sem Sentido - pagode
22h - Brilha Samba - pagode

ESPAÇO MULTICULTURAS
14h - Mostra de vídeo
15h - Oficina de dança Melhor Idade 15h15 – Oficina de dança comunidade
15h45 – Oficina de dança estudantes
16h - Balé Folclórico Origens
16h30 – Circo Caixinha de Fósforo
17h - Escola carnavalesca Unidos de Sapiranga
17h30 – Escola carnavalesca Império das Rosas
18h - Grupo de Dança Arte e Equilíbrio
18h20 - Grupo de Dança Fundação Cultural de Canoas
19h - Show Grupo Unamérica